Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

10.06.20  |  18h45   

Advocacia é contemplada com 15 bolsas de estudo integrais em cursos de pós-graduação à distância

IMAGEM_Webinar_ESARS_FMP.jpeg

Durante o Webinar sobre "Limites para o Convívio Social em Tempos de COVID-19: Como fica a vida e o Direito?", ocorrido na noite desta terça-feira (10), com a participação da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), foram sorteadas 15 bolsas de estudo integrais, em cursos de pós-graduação à distância da FMP, entre os participantes do evento online.
A moderadora do evento, a jornalista Ana Cássia Hennrich, questionou os participantes a respeito da forma sobre como a educação sobreviverá a partir dessa pandemia, bem como sobre as competências que serão exigidas daqui para frente. O evento também contou com a presença do filósofo Júlio Bernardes, como debatedor.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou: "Muitas vezes deixamos abafados, dentro de nós, a essencialidade do próprio objetivo do Direito, porque, se vamos olhar para os princípios, o princípio maior é o da defesa intransigente da dignidade da pessoa humana, ou seja, o humano é quem deve ser o centro das demandas, orientando tudo dentro de todo o regramento jurídico que se faz necessário. Acredito que as coisas não acontecem por acaso, e a pandemia tem feito com que nós reflitamos mais sobre as relações e sobre como será a nossa preparação para esse novo momento. Precisamos estar mais preparados para mediar e negociar com todas as esferas, por isso investimos muito em nossa Escola, e em diversos cursos, preparando a advocacia para essas novas ferramentas que já vínhamos visualizando, que é a desjudicialização de muitas demandas".

O presidente da FMP, Fábio Sbardellotto, avaliou: "Vínhamos de um momento acelerado e fluído nas relações, mas, ao mesmo tempo, artificial, com as tecnologias nos absorvendo, deixando de lado o ser humano, entrando no redemoinho da tecnologia e esquecendo as relações afetivas, e então, absorvidos por isso, veio a pandemia. Estamos iniciando uma nova era, pouca coisa será igual ou como era antes a esse período em que estamos vivendo, ele ainda vai perdurar um pouco e nos levará a muitos desafios. Acho que seremos mais humanos. Essas dificuldades, com as quais estamos vivendo, obrigará o ser humano a resgatar o seu lado mais humano".

No que diz respeito ao profissional do Direito, Sbardellotto destacou: "Nós, do Direito, seremos chamados a intermediar relações problemáticas, que remanesceram desse momento, por exemplo, a teoria da imprevisibilidade ou da imprevisão. Quantos contratos estarão sendo dissolvidos e terão que serem renegociados, repactuados. Seremos chamados a mediar essas novas relações, que serão relações humanas e para isso precisaremos de profissionais preparados e qualificados".

Um dos participantes contemplados com a bolsa de estudos, o advogado Luís Paulo Petersen Andreazza, destacou que a ESA/RS tem possibilitado aos advogados a continuidade de qualificação e atualização, mesmo em um momento difícil devido aos protocolos de contenção da pandemia de COVID-19, o que demonstra a sensibilidade com a classe da advocacia gaúcha. "Tenho acompanhando os eventos, inclusive com a participação na moderação do Grupo de Estudos de Direito Previdenciário, pelas plataformas digitais. O Webinar, promovido pela ESA/RS e pela FMP, demonstrou a sensibilidade das instituições com o dia a dia do advogado, em sua vida pessoal e profissional. O debate e a reflexão sobre a situação que estamos vivenciando é sempre importante e auxilia as nossas adaptações. Parabenizo as instituições pela organização do evento e, principalmente, agradeço pela oportunidade de participação no sorteio, que possibilita a continuidade da atualização profissional a partir da contemplação".

SORTEADOS CONTEMPLADOS COM AS BOLSAS DE ESTUDO:

- Fabiane Nascimento Menezes

- Fernando Lucena Pires

- Kari Stefani Jardim Rodrigues

- Deive Mahlmann

- Arthur Fernando Trussardi Siqueira

- Andreia Marrinhas

- Bruna da Silva Bezerra

- Sheila Salort Larruscaim

- Rosane de Fatima Berguenmayer Minuzzi

- Neiva Todeschini

- Franciele Grings

- Carlos Eduardo Roehrs

- Luís Paulo Petersen Andreazza

- Carlos Bibiano Ochoa

- Jardel Pias Borges


Texto: Niége Moreira
Imagem: Divulgação.
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize