Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

04.09.20  |  18h29   

ESA/RS realiza a formatura da 5ª Turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista em formato online

PROJETO PESCAR.jpeg

A pandemia trouxe a necessidade de readaptação de vários setores e muitas cerimônias formais tem sido afetadas. Pensando no importante momento de encerramento de uma trajetória, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoverá, através de suas plataformas virtuais, a formatura da 5ª Turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista na sexta-feira (11). O evento será transmitido, gratuitamente, pelo Canal no YouTube da ESA/RS.

A 5º Turma iniciou suas atividades no dia 04 de novembro de 2019, com o curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, que lhes capacita para ingressar no mercado de trabalho. Com o início do distanciamento social, as aulas passaram a ser ministradas a distância.

A cerimônia de formatura ocorrerá na plataforma online Zoom, e os alunos receberão o certificado de participação no formato virtual.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, enfatiza a importância da busca intermitente do conhecimento. “A formatura, nada mais é do que a conclusão de um ciclo que se segue com a busca constante pela nossa melhora profissional. Todos nós precisamos sempre estudar, nos atualizar em nossas áreas para nunca estagnarmos. Devemos buscar incessantemente o conhecimento. Aos jovens que concluem esta etapa, desejo muito sucesso. Que todo conhecimento que adquiriram ao longo desta caminhada possa ser aproveitado de alguma forma na profissão que escolherem para suas vidas, parabéns por este momento”.

A diretora-geral da OAB/RS, Rosângela Herzer dos Santos, parabeniza a turma pela conclusão de mais uma fase. “É um momento especial para os nossos alunos da turma do Projeto Pescar e também para todos nós que aprendemos com eles. Torcemos muito por seu futuro, que sigam estudando e aprendendo sempre para atingirem seus sonhos. Este é um momento de superação, em que, mesmo com as dificuldades, estão finalizando esta etapa, com a cerimônia de conclusão pelo meio virtual”.

Sobre a turma, neste momento virtual

A educadora responsável pelo Projeto Pescar Comunidade Jurídico-Trabalhista na ESA, Valéria Neutzling, conta que foram encontrados vários desafios, a partir da mudança do acompanhamento das aulas, que se tornou a distância.

“Como em todos os setores de nossas vidas, este processo foi bastante desafiador e nos exigiu muita criatividade e paciência. Também nos proporcionou muita proximidade com o cotidiano do jovem e de suas famílias, passamos a estar dentro de suas casas”.

Valéria relata um pouco sobre como foi o dia a dia, durante as aulas com o distanciamento: “Enfrentamos dificuldades, como falta de condições de acesso dos jovens aos meios eletrônicos e navegação de internet, desemprego nas famílias, o que limitou inicialmente o andamento das atividades, mas com o importante apoio de parceiros e voluntários conseguimos melhorar a qualidade das aulas à distância”.

Mesmo diante das dificuldades, os jovens seguiram motivados com as aulas. Relataram sentir muita saudade dos encontros presenciais, mas também destacam a importância de terem seguido conectados durante este período.

A educadora ainda traz um pouco de sua avaliação sobre o fechamento com a turma: “Os jovens contam que se sentem felizes e acolhidos por toda a rede que permaneceu dedicada ao seu desenvolvimento e valorizam esta vivência para além de uma experiência de primeiro emprego, acreditando que estarão melhor preparados, inclusive, para o novo mercado de trabalho ao poderem atuar em home office. Percebo o amadurecimento e a alegria do grupo, contentes com o crescimento pessoal que adquiriram ao longo do curso”

Seja um voluntário do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista

Quem tiver interesse em ser voluntário no Projeto Pescar, contribuindo com sua área de conhecimento e agregando a agenda de aulas da turma, pode entrar em contato, enviando um e-mail para projetopescaresa@oabrs.org.br. O Projeto Pescar está sempre de portas abertas para receber novos voluntários.

Texto: Niége Moreira
Arte: Divulgação

Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
(51) 3287.1831
R. Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize