Terá início, nesta segunda-feira (07), às 19h, o II Congresso Estadual do IBCCRIM do Rio Grande do Sul, uma parceria entre a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), e terá como temática geral o debate sobre o estágio atual das ciências criminais.
O evento está dividido em cinco blocos, um ocorrerá em cada noite da semana, de 7 a 11 de dezembro, das 19h às 22h, representando os eixos temáticos de maior relevância para as ciências criminais na contemporaneidade, serão tratados temas como: Política Criminal e Direitos Humanos; Processo Penal Contemporâneo; Direito Penal Econômico; Criminologia; e Autoritarismo e Sistema Penal.
O Congresso reunirá importantes pesquisadores gaúchos dos ramos das ciências criminais que irão expor ao público as principais discussões travadas no meio acadêmico, na ocasião, sobre cada um dos eixos temáticos apresentados.
Paralelamente às palestras do Congresso Estadual, ocorrerá também a 2ª Mostra Científica do Laboratório IBCCRIM-RS e a 1ª Mostra Científica dos Grupos de Estudos Avançados do IBCCRIM-RS, nas quais, em três tardes de encontros, nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h, alunos integrantes dos projetos acadêmicos do instituto no Rio Grande do Sul terão a oportunidade de apresentar os trabalhos que vêm desenvolvendo perante as bancas compostas por professores convidados, a fim de fomentar debates, possibilitar troca de ideias e agregar colaborações importantes ao prosseguimento de suas pesquisas.
Conforme o coordenador, Rodrigo Oliveira de Camargo e o coordenador adjunto, Carlo Velho Masi, ambos do IBCCRIM, o II Congresso Estadual ocorre num momento de particular importância para o futuro das ciências criminais, em que a pandemia colocou a população brasileira diante de uma nova configuração de vida e impactou fortemente todos os vínculos sociais.
“As ciências criminais foram diretamente afetadas pelas configurações oriundas das novas relações que se estabeleceram. Portanto, mostra-se necessário prestigiar aqueles que seguem comprometidos com o estudo e o desenvolvimento da ciência. O IBCCRIM-RS entende que os nossos pesquisadores locais precisam ser valorizados, e suas pesquisas, destacadas para atingir o maior público possível. Por meio da parceria com a ESA/RS, acreditamos que estes objetivos podem se concretizar, proporcionando a todos os interessados um evento detalhadamente planejado e com alto nível de conteúdo”, ressaltou Masi.
O evento contará também com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM-RS), da Associação dos Criminalistas do Rio Grande do Sul (ACRIERGS), da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM), do Canal Ciências Criminais, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Escola de Criminalistas, da Escola de Direito da PUCRS, da Escola de Direito da UNISINOS e do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (ITECRS).
Para ter acesso às programação oficial e participar do evento, é necessário se inscrever acessando o Portal do Aluno, clique aqui.