Caravana das Prerrogativas visita mais seis subseções
24/05/2012 23:29h
Uma das metas da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas é conseguir agir de maneira pontual e rápida em cada caso que afronte as prerrogativas dos advogados.
A Caravana das Prerrogativas visitou, nesta quinta-feira (24), as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, Esteio e Viamão. A iniciativa tem percorrido o Estado, recolhendo informações sobre eventuais dificuldades que os advogados estejam enfrentando no exercício da profissão no que diz respeito à violação de prerrogativas.
Conforme o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS, Marcelo Bertoluci este trabalho é fundamental para que a entidade consiga agir de maneira pontual e rápida em cada caso que afronte as prerrogativas dos advogados.
"Um dos objetivos desta Caravana é mostrar para todos que os advogados não aceitarão qualquer tipo de desrespeito às suas prerrogativas", afirmou.
Acompanhando a Caravana, o integrante do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, André Araújo esclareceu dúvidas sobre instruções de processos ético-disciplinares e temas ligados à ética na profissão.
Confira o que ocorreu nesta quinta-feira (24):
Alvorada
Logo no início da manhã, a Caravana chegou à subseção de Alvorada, onde foi recebida pelo presidente da OAB local, Alvides Benini.
No encontro Bertoluci falou sobre o trabalho da Comissão e definiu os três princípios básicos da CDAP: "qualidade na atuação, efetividade ( temos que ser combatentes) e a transparência", definiu.
"A reunião e a Caravana não se encerram com esta visita, pois caso haja algum tipo de violação aos profissionais nas subseções, basta um telefonema ou um email para a CDAP para que possamos agir em defesa do advogado", explicou Bertoluci.
Cachoeirinha
Em Cachoeirinha, o presidente da OAB local, Dorival Ipê recepcionou a Caravana.
Os advogados da subseção informaram que estão com problemas para terem acesso aos livros no registro de imóveis, independentemente do pagamento de emolumentos.
Gravataí
No começo da tarde, a Caravana das Prerrogativas chegou à subseção de Gravataí, local onde a presidente local, Paula Barbosa Vargas a recebeu.
Os profissionais relataram que estão enfrentando dificuldades em relação à falta de urbanidade de alguns servidores da 1ª e da 2ª Vara Cível e também de alguns funcionários da 2ª Vara Criminal.
Sapucaia do Sul
O vice-presidente de Sapucaia do Sul, Ademir José Sauthier recebeu a Caravana ainda na tarde desta quinta-feira (24).
Uma das temáticas levantadas foi o colapso no Judiciário. Por sua vez, Bertoluci alertou os presentes para denunciarem o colapso no Judiciário gaúcho: "a sociedade precisa saber do que está acontecendo, que a capacidade do Poder Judiciário não dá mais conta e que só podem ser gastos 6% da receita corrente líquida com pagamento e contratação de pessoal. Por isso, é importante que haja um amplo debate para que seja rediscutido o contexto da Justiça na LRF, tendo em vista que o Judiciário é formado por um sistema exclusivamente prestador de serviços".
Esteio
Em Esteio, o presidente da CDAP, Marcelo Bertoluci e o integrante do TED André Araújo foram recepcionados pelo presidente da subseção, Hígido Dassi.
Bertoluci explicou sobre o trabalho dos plantonistas. "Desde o mês de março de 2011, sete advogados integram o plantão permanente 24h, defendendo e prestando assistência aos inscritos na OAB/RS sempre que estes profissionais sofrerem restrições ao livre exercício da profissão" destacou. E continuou: "Temos sempre que ressaltar que os plantonistas atuam de forma voluntária, mesmo que não sejam contratados da entidade, contribuem para o fortalecimento da classe", finalizou.
Viamão
Na noite desta quinta-feira, a Caravana foi recebida pelo presidente da OAB Viamão, José Onofre Saikoski da Cunha.
Durante o encontro, foram trazidos os seguintes problemas enfrentados pelos profissionais: a falta de urbanidade por parte dos servidores do INSS e do escrivão do Juizado Especial Cível.
24/05/2012 23:29h