Home / Noticias / 14.11.2011 23:26h

Comissão dos Serviços Públicos da OAB/RS recebe resposta da Anatel sobre má qualidade da cobertura de telefonia

14/11/2011 23:26h

http://bit.ly/Nzix0r
Para a entidade, é fundamental assegurar aos usuários do Interior, a prestação do serviço, adequada, de forma eficiente e regular, mediante instalação de mais antenas de serviços para eliminar as chamadas "zonas de silêncio", aplicando, se for o caso, as sanções cabíveis às concessionárias infratoras.

A OAB/RS, por meio da Comissão dos Serviços Públicos (CESP), recebeu requereu informações e providências da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre as deficiências na prestação dos serviços de telefonia móvel e internet, por parte das concessionárias, nos municípios de pequeno porte no Rio Grande do Sul, seja pela interrupção periódica da cobertura ou lentidão na rede.

Segundo o vice-presidente da CESP e coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, uma das causas identificadas é a redução da área de alcance do sinal das antenas, o que fez aumentar as "zonas de silêncio", ou seja, sem serviço ou com serviço deficiente em locais onde antes era prestado de forma adequada aos usuários, passaram a incorporar a "zona de silêncio".

"Os fatos sabidos causam graves prejuízos aos serviços de advocacia nas comunidades do Interior, pois diante da informatização dos serviços judiciais e do processo eletrônico é impossível atualmente ser operador do Direito sem acesso a esses serviços de telefonia móvel e internet banda larga", afirmou Pellizzer.

Os reiterados ofícios da CESP à Anatel foram enviados, ao longo de 2011, nos meses de março, abril, junho e setembro ao gerente regional da Anatel, João Jacob Bettoni. Somente em outubro é que a agência reguladora respondeu às cobranças da OAB/RS. 

Interiorização Regionalizada

O requerimento de cobranças junto à Anatel foi deliberado no Encontro de Interiorização Regionalizada de Lagoa Vermelha, que contou com a participação das subseções de Lagoa Vermelha, Bom Jesus, Erechim, Getúlio Vargas, Nova Prata, Passo Fundo, Sananduva, São José do Ouro, Tapejara e Vacaria. Posteriormente, outras subseções da OAB no Estado denunciaram a má qualidade dos serviços no Interior.

Resposta da Anatel

Na resposta à CESP, a Anatel argumenta que os serviços são prestados, de forma plena, em perímetros urbanos, tendo em vista o interesse comercial, pois o regime é privado, não havendo metas de universalização. Também foi apontado que o atendimento é garantido às sedes dos municípios com menos de 30 mil habitantes, sendo considerada atendida a área de cobertura que contenha pelo menos 80% da área urbana.

A Anatel ainda explica que, como os serviços de internet banda larga são prestados em regime privado, não há mecanismos que obriguem a prestadora ao atendimento em todas as localidades, estando a oferta do serviço sujeita ao interesse comercial e à disponibilidade de equipamentos e rede compatível.

Porém, segundo a Anatel, a Resolução 516/2008 aprovou mudanças no Plano Geral de Atualização Regulatório, que prevê a ampliação do acesso aos serviços com a inclusão do atendimento da telefonia fixa nas áreas rurais. Do ponto de vista da cobertura, foram aprovados recentemente regulamentos de aferição dos padrões de qualidade de sinal.

Medidas da OAB/RS

Para Pellizzer, "é fundamental assegurar aos usuários das pequenas comunas a prestação do serviço, adequada, de forma eficiente e regular, mediante instalação de mais antenas de serviços para eliminar as chamadas "zonas de silêncio", aplicando, se for o caso, as sanções cabíveis às concessionárias infratoras".

14/11/2011 23:26h



Notícia anterior

OAB/RS recebe subseção de Cachoeirinha

14.11.2011
Próxima notícia

Ordem gaúcha prestigia inauguração da 4ª Vara da Justiça do Trabalho de Taquara

14.11.2011

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp