Diplomas expedidos em países do Mercosul tem reconhecimento aprovado na Câmara dos Deputados
28/05/2012 16:50h
Proposta ainda seguirá para aprovação da Comissões de Educação e Cultura (CEC) e Constituição Justiça e Cidadania (CCJC), na Câmara dos Deputados, depois segue para tramitação no Senado.
A aprovação da admissão automática de diplomas de pós-graduação expedidos em universidades na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, pela Representação Brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, da Câmara dos Deputados, foi recebida com satisfação pela diretoria da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS.
A proposta também determina o reconhecimento dos títulos para a concessão de direitos e vantagens para pontuação em seleções ou concursos realizados para preenchimento de vagas de professores ou pesquisadores e à progressão de função. O projeto de Lei 1981/2011 seguirá para as Comissões de Educação e Cultura (CEC) e Constituição Justiça e Cidadania (CCJC), na Câmara dos Deputados, depois segue para tramitação no Senado.
A OAB/RS disponibilizou desde outubro de 2011, um curso de Mestrado através de convênio com a Universidad de la Empresa – UDE, de Montevidéu. Para a entidade, o reconhecimento automático dos diplomas para o exercício de atividades de docência e pesquisa nas instituições de ensino superior no Brasil representa um grande ganho para os advogados da Ordem gaúcha.
Segundo o presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS, Marcino Fernandes Rodrigues, a notícia causa grande expectativa, pois reafirma o valor da qualificação oferecida pela entidade aos advogados gaúchos. "Além de dirimir possíveis receios que os advogados ainda pudessem ter quanto ao efetivo aproveitamento do Mestrado, reforça a excelente alternativa à qualificação superior oferecida de forma facilitada, pela Ordem gaúcha", enfatizou Marcino.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia ressaltou a necessidade de investimento no constante aperfeiçoamento profissional da classe, e o avanço da Ordem gaúcha por meio de ações inovadoras. "Estamos atentos às necessidades de nossos profissionais e buscamos alternativas que proporcionem aos advogados uma oportunidade de crescimento profissional", ressaltou.
28/05/2012 16:50h