Em São Leopoldo, Comissão do Processo Eletrônico realiza palestra para advogados
28/05/2012 10:16h
O evento faz parte do projeto de inclusão digital dos advogados no processo virtual no âmbito do TRF4, do TRT4 e do TJRS.
A Comissão Especial do Processo Virtual, Peticionamento Eletrônico e Outras Tecnologias da OAB/RS realizou nesta sexta-feira (25), em São Leopoldo, a palestra: "Inclusão Digital dos Advogados no Processo Eletrônico". O evento faz parte do projeto de inclusão digital dos advogados no processo eletrônico no âmbito do TRF4, do TRT4 e do TJRS.
A abertura da palestra foi feita pelo presidente da subseção local, João Claudio da Silva, que falou sobre a importância de preparar os profissionais para essas mudanças que visam a promover a agilidade tão necessária à Justiça.
A conselheira estadual da OAB/RS e diretora de comunicação e informática da ESA, Rosângela Maria Herzer dos Santos, ressaltou os projetos desenvolvidos pela OAB/RS, por meio da ESA, juntamente com TRF4, TRT4 e TJRS, para a capacitação dos advogados e dos demais agentes judiciários para a efetiva implantação do processo eletrônico em todo o estado.
"Estamos em um momento histórico para advocacia, fazendo a transição do papel para o digital", afirmou presidente da CEPVPEOT e conselheiro seccional Carlos Albornoz.
Albornoz destacou aos advogados três aspectos importantes para facilitar a implantação do processo eletrônico: a conscientização de que o processo é irreversível, a preparação através da necessidade de uma internet de qualidade, cursos e palestras e o aperfeiçoamento constante do processo.
O vice-presidente da CEPVPEOT e conselheiro seccional Miguel Ramos apresentou a página da Comissão do Processo Eletrônico no site da OAB/RS, que funciona como um elo entre a comissão e os advogados, para facilitar a adaptação; servindo ainda como um canal de comunicação para que os advogados de todo o Estado possam esclarecer suas dúvidas, dar sugestões, entre outros.
O gestor geral do programa de virtualização processual do TJRS, Ademir Piccoli, apresentou o portal do processo eletrônico, explicando as etapas para protocolar uma peça judicial e mostrando na prática as formas de consulta aos processos.
Finalizando, Deise Albino, que representou o TRT4, explicou como os advogados deverão fazer o seu credenciamento e o peticionamento no sistema eletrônico na Justiça do Trabalho.
28/05/2012 10:16h