OAB/RS instala placa em memória das enchentes de 2024
02/07/2025 08:45h
Em alusão à memória e à luta pela reconstrução após as inundações de maio de 2024, a Ordem gaúcha instalou uma placa no Memorial da sede da instituição, em Porto Alegre. Diante do maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul, a OAB/RS esteve na linha de frente, atuando com ações efetivas de apoio à reconstrução de cada advogada e advogado atingidos pelas inundações. Além disso, a OAB gaúcha se colocou como agente público à disposição da sociedade e manteve uma agenda de cooperação com as instituições de Estado, acompanhando de perto decisões e amparando a cidadania.
“Essa placa registra o fato de que a água esteva aqui dentro. Neste prédio, e em tantas casas e escritórios espalhados pelo Rio Grande do Sul, nós fomos atingidos. É impossível não se comover. Porém, mesmo diante de tudo isso, a advocacia gaúcha, unida, conseguiu superar todas essas adversidades. A capacidade do povo do Rio Grande e a capacidade da advocacia gaúcha, que mostrou que pode dar a volta por cima, são absolutamente surpreendentes. Esse é o agradecimento do Sistema OAB/RS a todos que, voluntariamente, se dedicaram naquele momento difícil”, relembrou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.
Sede provisória na Faculdade de Direito da UFRGS
Durante o período mais crítico das inundações, a Faculdade de Direito da UFRGS, na região central de Porto Alegre, se tornou a sede provisória da Ordem gaúcha. Graças ao espaço cedido pela Universidade a Ordem seguiu suas atividades para garantir o devido auxílio à advocacia estadual. Confira aqui um breve resumo da atuação da entidade no período.
Programa de Acolhimento
Durante a catástrofe climática, uma das principais ações adotadas pela OAB/RS e pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul foi a criação do Programa de Acolhimento à advocacia atingida pelas inundações. Lançado em duas fases, o programa disponibilizou um auxílio extraordinário no valor de R$ 1 mil; atendimento médico e psicológico on-line gratuitos; disponibilização de estruturas de trabalho com computadores em Porto Alegre e nas subseções; limpeza gratuita de escritórios; entre outras ações.
02/07/2025 08:45h