Home / Noticias / 09.07.2025 17:59h

Em posse da subseção de Camaquã, Lamachia ressalta o papel da Ordem no combate aos golpes do falso advogado

09/07/2025 17:59h

https://bit.ly/3Gtl1BA
Foto: Diego Mendes - OAB/RS
image-galeria-0

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na quinta-feira (3), da posse solene da diretoria da subseção de Camaquã para o triênio 2025/2027. Na ocasião, a advogada Roberta Inocente Magalhães foi reconduzida à presidência da entidade. Junto a ela, compõem a diretoria os advogados Aline Laux Danelon (vice-presidente), Karoline Lucena Fonseca (secretária-geral), Diego Ness Celis (secretário-geral adjunto) e Gleberson Kazanowski (tesoureiro).

Confira as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.

Falso advogado

No final de junho, o golpe do falso advogado ganhou um novo episódio, com uma operação da Polícia Civil que envolveu o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisões. Desde 2023, a Ordem gaúcha tem se empenhado no enfrentamento a esses crimes e, recentemente, lançou um protocolo de atuação para garantir maior celeridade nas investigações.

“Nós procuramos a Polícia Civil pedindo pela investigação, porque nós nos preocupamos com esse golpe, em como ele afeta tanto advogados como o cidadão que espera o recebimento de valores referentes a processos judiciais. Esses golpes tocam em um ponto muito caro a nós: a relação de confiança entre o advogado e o constituinte, que pode ser abalada por esse tipo de crime. Essa mega operação que a Polícia desencadeou só foi possível pela estrutura criada dentro da Ordem, e iremos sempre buscar ações efetivas para combater esse crime”, afirmou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

Combate à violência contra a mulher

Para a vice-presidente da Ordem gaúcha, Claridê Chitolina Taffarel, é importante destacar o papel social da advocacia, principalmente por meio da atuação preventiva com o programa “OAB Vai à Escola”, que leva debates sobre violência contra a mulher para o ambiente escolar. “Infelizmente, os índices de violência contra as mulheres não caem, e essa violência é uma chaga no Brasil. A par de todas as atividades institucionais da nossa seccional em defesa da advocacia, nós não vamos deixar de dar a nossa parcela de contribuição para minimizar esses tristes dados. Desde maio deste ano, estamos com o programa “OAB Vai a Escola” em todas as nossas 107 subseções, levando essa temática às escolas para a formação de conscientização dos jovens”, comentou.

Cuidado com a classe

Já a vice-presidente da CAARS, Paula Grill, enfatizou o compromisso da nova gestão com a valorização da advocacia e o cuidado com a classe em todo o Estado. “Tenho plena certeza de que essa nova gestão vai seguir trilhando os passos da escuta, da ética, da justiça e, sobretudo, da valorização da advocacia. A OAB é muito mais que uma entidade, é guardiã da Constituição, da democracia e da cidadania. Essa vocação precisa ser renovada todos os dias, com coragem, com empatia e, principalmente, com muita ação. A Caixa segue trilhando esse caminho junto com a advocacia, cuidando da nossa classe em cada canto do Estado. Estamos sempre presentes para acolher e para oferecer suporte, não apenas profissional, mas humano”, finalizou.

“A advocacia precisa ser o alicerce da razoabilidade e da legalidade”

A presidente reeleita, Roberta Inocente Magalhães, reafirmou seu compromisso com a advocacia ao assumir o novo mandato. “Recebo mais uma vez, com profunda honra e responsabilidade, a missão de novamente presidir a subseção de Camaquã. Ao aceitar esse desafio, trago comigo o firme compromisso com três pilares que considero inegociáveis: lealdade, justiça e trabalho coletivo. Queremos a justiça não como um ideal abstrato, mas como um compromisso prático com a equidade, com o acesso à defesa e com a dignidade humana. Em tempos de polarização, de intolerância e de desinformação, a advocacia precisa ser o alicerce da razoabilidade e da legalidade”, disse.

Conselheiros empossados 

Na ocasião, os conselheiros da subseção de Camaquã para o triênio 2025/2027 também foram empossados. São eles: Annelise Brandeburski Rocha, Carlos Henrique Dias Brasil, Charles Gustavo Ferreira Lima, Juliana Neugebauer Motta, Juliano Florence Gonçalves, Vitória Lacerda Blaskowski Centeno, Ivanete Rodrigues de Freitas, Giancarlo Rodrigues de Souza, Luana Pereira dos Santos e Tatiane Dittgen da Silva Schmegel.

Presenças 

Também acompanharam a solenidade: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Pereira Soares; a secretária-geral da CAARS, Alessandra Glufke; os ex-presidentes da subseção de Camaquã Fúlvio de Sans Lessa da Rosa e Carlos Henrique Dias Brasil; o presidente da subseção de Pelotas, Victor de Abreu Gastaud; a presidente da subseção de São Lourenço do Sul, Renata Hellwig Ferreira; o presidente da subseção de Canguçu, Miguel Leal Lessa; o secretário-geral adjunto da subseção de Canguçu, Gustavo da Cunha Goularte; a diretora tesoureira da subseção de Canguçu, Lia Gularte Leal; o ex-tesoureiro da subseção de Camaquã Arlei Idiartt Leal; o juiz de Direito da 2ª Vara Cível do Foro da Comarca de Camaquã, Raphael Miller de Figueiredo; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABCJ-RS), Neusa Elaine Couto Ledesma; a coordenadora da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), Nelnie Viale Lorenzoni; a presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIC) de Camaquã, Carla Giannichini Roxo; e o editor-chefe e jornalista do CLIC Camaquã, Eduardo Costa.

09/07/2025 17:59h



Notícia anterior

OAB/RS oficia Corregedoria da Brigada Militar pedindo providências sobre caso de morte durante abordagem policial em Bom Jesus

09.07.2025
Próxima notícia

Encontro Regional da Mulher Advogada reúne lideranças da Serra e fortalece interiorização das ações da CMA

10.07.2025

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp